Guirlanda de Bastidor e Folhinhas de Feltro
- nostalgicdreamblog
- 25 de fev. de 2017
- 3 min de leitura
Olá!
Como sou louca por guirlandas desde sempre (acho chic, hein!) , resolvi montar uma simples, rápida e fácil de fazer, mas cheia de personalidade... com arzinho de Design Escandinavo.
Você vai precisar de:
1 Bastidor ( usei de 40 cm de diâmetro)
1 pedaço de Tule branco ( que sirva no bastidor)
30 cm de Fita de Cetim (usei a cor tal da marca tal)
5 cm de fita de cetim da mesma cor do escolhido acima
5 cm de uma linha qualquer (meada, torçal, barbante fininho...)
Cola quente
30 Folhinhas de Feltro de tons sortidos ( 30 unidades para esse tamanho de Bastidor. Cada folha medindo aprox. 7cm x 5 cm. Usei feltro de cor Verde em 3 tons diferentes: Bandeira, Verde claro e Musgo)
Vamos lá!

1. Colocamos o Tule no Bastidor:

2. Fixamos com cola quente por cima do tule mesmo, ele vai aderir à madeira do bastidor. (Atenção: cuidado com o calor da pistola de cola quente, se ela encostar em outra parte do tule, abre um buraco. Cuidado com você também!):

3. Cortamos o excesso que agora está formando o lado avesso do nosso bastidor:

4. O tule deve ficar assim:


5. Preparando as folhinhas de feltro: Quando planas, têm esse formato, de gota:

Mas eu queria dar uma profundidade, um volume para cada folhinha..
Com um pinguinho de cola quente na base de cada folhinha...

Segura..

Têm - se uma folha com uma carinha mais realista...

6. Feito isso, você já pode começar a colá-las no bastidor, sempre com a cola bem quente. O interessante é a sobreposição de cada uma, além da mescla de tons..


Escolhi colar as folhas em formato de meia - lua, mas também fica bacana colocar ao redor de todo o bastidor!

7. Fita de Cetim para pendurar - temos um macete aqui:
a. Passa-se a fita de cetim grande por uma abertura no tule, na parte superior do bastidor
b. Unimos suas pontas formando uma alça
c. Com o outro pedaço de fita de cetim da mesma cor (5 cm), fazemos um furinho perto de uma das extremidades, queimamos a borda do furinho com chama de isqueiro - para não desfiar - e passamos uma alça de linha (meada, torçal, barbante fininho), dessa forma:


Agora é só unir o verso do pedaço de fita de cetim pequeno com o verso do grande, assim ó:
É por aí que vamos pendurar ;)

E TCHARAM!!!!! A Guirlanda de Bastidor com folhinhas de feltro mais fofínea do Braseeeeeeeel!!!!! <3
8. Orgulhe-se do seu trabalho.
Alá:

Considerações:
Fiz uso do Tule simplesmente para não ficar tão transparente, invisível, no vácuo. Eu queria uma coisa mais translúcida, mas você também pode não usá-lo. Poderia ser substituído por filó (um tipo de tule mais grosso e encorpado. Ele é engomado, usado para armar saias e vestidos).
Atenção ao passar a fita de cetim pelo tule para pendurar: faça uma pequena abertura de preferência com tesoura de precisão, apenas a conta de passar a fita, ok? O tule é delicado.
Todo e qualquer acabamento feito em fita de cetim, é feito com chama de isqueiro, para que não desfie. Lembre-se que uma das coisas mais importantes no feito à mão é o acabamento.
Todo bastidor que você compra vem cheio de farpas e fiapos de madeira e por vezes a etiqueta do fabricante deixa um resíduo feio.. Recomendo SEMPRE darmos uma lixadinha nos bastidores, por completo, deixando - o homogêneo e gostoso ao toque. Tudo o que merece ser feito, merece ser bem feito.
Já pensou fazer uma versão Outonal, minha gente??? Tons terrosos são sempre um coringa (Marrom, caramelo, café, mostarda, laranja, creme..) E digo mais: as variações de marrom pra mim, são o que mais se vê em feltro. Quem sabe uma próxima, hein?
Enjoy It!!!
Beijos e até a próxima!
Commentaires